Representações do ser professor no curso de Letras

Autores

  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do CearáUF

Palavras-chave:

Identidade. Formação inicial. Ser docente

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição identitária do professor de Língua Portuguesa no âmbito do curso de Letras. O sujeito em formação opera com representações sociais, que irão orientar e justificar as escolhas concernentes à prática educativa, haja vista que qualquer atitude que se toma no cotidiano se realiza a partir de um conjunto de convicções internalizadas, crenças, as quais se recorrem diante de uma situação concreta. Ao se envolver em eventos de interação da prática formativa, o discente confere traços não só ao modo de representar a si como futuro professor de LP, como ao seu grupo de pertença. Tais traços constituem o acervo do qual os membros se valem para avaliar sua futura profissão, transparecendo expectativas, frustrações, posicionamentos. Analisar a constituição identitária, levando em consideração as RS, permite-nos não só compreender a prática formativa, como também propor intervenções para a adequação da formação aos objetivos educacionais traçados. Como referencial teórico, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais alinhada às reflexões sobre a formação de professores. Os dados foram coletados de questionários aplicados no primeiro e segundo período do curso de Letras/UFC.

 

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Biografia do Autor

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do CearáUF

Departamento de Letras Vernáculas

Referências

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Publicado

12-12-2014

Como Citar

Ribeiro, P. B. (2014). Representações do ser professor no curso de Letras. Revista Do GEL, 11(2), 97–116. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/242

Edição

Seção

Artigos