ALTERAÇÕES DE FALA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE MOBIUS: ANÁLISE DA LITERATURA
Palavras-chave:
Fonética. Patologia da linguagem. Síndrome de Möbius. Fala.Resumo
A Síndrome de Möbius é uma doença rara caracterizada por paralisia congênita dos pares de nervos VI (abducente) e VII (facial), geralmente bilateral, que compromete a aparência facial, tornando-a pouco expressiva. Muitos são os comprometimentos decorrentes desta síndrome que implicam em diversas alterações orofaciais, dentre elas: úvula bífida, salivação excessiva, micrognatia, ausência de movimentação dos músculos faciais, hipoplasia de língua, dificuldade de vedamento labial, assimetria facial, ausência de elementos dentários, palato duro ogival, dentre outras. Em virtude destas características, é possível observar alterações na fala de crianças com a síndrome. Nesse sentido, esse estudo objetiva realizar um levantamento das publicações indexadas em bases de dados internacionais que contribuam para caracterizar a fala de crianças com Síndrome de Möbius. Para isso, houve uma seleção e análise de estudos que abordassem a síndrome, publicados entre janeiro de 2008 e outubro de 2013. Constatou-se que é consensual nos trabalhos o comprometimento da linguagem, em especial da fala dos sujeitos, e que poucos estudos se preocupam em caracterizar os aspectos linguísticos de indivíduos com Síndrome de Möbius.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)