NOTAS SOBRE A ECOLALIA DO AUTISTA: SEU EFEITO DE EXCLUSÃO
Palavras-chave:
ecolalia. autista.linguagem.sujeitoResumo
Este trabalho tentou focalizar a ecolalia do autista, realçando a abordagem de algum aspecto da produção verbal da criança que não apresenta obstáculo em sua trajetória linguística. Nessa perspectiva, foi colocada em discussão a verbalização ecolálica de um adolescente diagnosticado como autista, em contexto de terapia em grupo. A partir dessa discussão, pôde-se indicar um deslocamento raro, singular na ecolalia o qual, por sua vez, teria provocado, como efeito, um deslocamento também do investigador (ou do clínico), tirando-o de uma posição marcada pela exclusão, isto é, marcada pelo movimento de negar ao autista as condições de sujeito e de linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)