A toponímia dos acidentes físicos da microrregião de Quirinópolis/Sul Goiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i2.1846

Palavras-chave:

Toponímia. Microrregião de Quirinópolis. Sul Goiano. Topônimo.

Resumo

Com este artigo, apresentamos um recorte da pesquisa que realizamos sobre a toponímia da Microrregião de Quirinópolis, no Sul Goiano. Para tanto, orientamo-nos pelos princípios teórico-metodológicos da Toponímia, em especial, as contribuições de Dick (1990, 1992) e os procedimentos metodológicos utilizados no âmbito do Projeto ATEMS – Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados toponímicos possibilitaram-nos desvendar particularidades sociais, linguísticas, culturais e históricas do povo do universo estudado, demonstrando, pois, a influência de aspectos relacionados às pessoas que ocupam ou ocuparam o espaço geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Rodrigues Pereira, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus de Três Lagoas

Professor Adjunto do Curso de Letras Português/Espanhol, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP/FCLAr.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

Pereira, R. R. (2018). A toponímia dos acidentes físicos da microrregião de Quirinópolis/Sul Goiano. Revista Do GEL, 15(2), 8–32. https://doi.org/10.21165/gel.v15i2.1846

Edição

Seção

Artigos