“Será que vai aparecer um boy na sua vida?”: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1598Palavras-chave:
Ethos, Discurso, Autoajuda.Resumo
Este artigo pretende analisar o discurso de autoajuda para adolescentes sob uma perspectiva linguística. Ancorou-se em estudos da Análise do Discurso de linha francesa, mais precisamente na perspectiva enunciativo-discursiva desenvolvida por Dominique Maingueneau (2008b, 2008c, 2013). Examinou-se como as manobras linguísticas desse discurso promovem efeitos de sentidos estratégicos para os sujeitos da enunciação. Para tanto, selecionaram-se aleatoriamente como corpus três edições publicadas pela revista Capricho entre janeiro e março de 2015. A análise focalizou seções cuja cenografia é claramente de autoajuda: comportamento, horóscopo, sexo, moda, beleza. Os resultados apontam que o ethos do discurso de autoajuda para adolescentes reclama efeitos de autoridade, na manifestação de certeza e verdade que caracteriza o seu domínio, e de espontaneidade, em busca de envolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)