A ESCRITA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE CONFLITOS E ENCONTROS
Palavras-chave:
Letramentos dominantes. Letramentos vernaculares. Escola. Práticas de letramento.Resumo
Este estudo discute as práticas de letramento na escola, com foco em conflitos entre letramentos dominantes e letramentos vernaculares no ensino e na aprendizagem de língua materna em espaços de vulnerabilidade social. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa interpretativista (MASON, 1996), que busca responder à seguinte questão: Como se caracteriza o encontro entre letramentos dominantes e letramentos vernaculares na ação do professor com seus alunos em aulas de língua materna em espaços de vulnerabilidade social? O referencial teórico vem de obras de Street (1988, 2003), Ponzio (2010; 2010a), Bakhtin (2013 [1929]; 1998 [1975]; 2010 [1920-24]), Vigotski (1997 [1987]; 2000 [1978]) e outros autores. Os resultados indicam a necessidade de uma efetiva sensibilidade para letramentos vernaculares na escola, bem como o compromisso com a educação para os letramentos dominantes, requerendo de professor e alunos o exercício do olhar para universos não familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)