O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA

Autores

  • Fernanda Mello Demai Faculdade de Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1468

Palavras-chave:

Terminologia. Neologia. Terminologização. Análise Conceitual. Descrição Terminológica. Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica.

Resumo

Currículo Escolar (em Educação Profissional Técnica) é definido como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento e o desenvolvimento de perfis profissionais e competências que atendam a objetivos de formação profissional, de acordo com as funções e demandas do mundo do trabalho e dos processos gerenciais e produtivos. O objetivo deste trabalho é demonstrar aspectos da terminologização da área de Currículo em Educação Profissional Técnica, bem como algumas relações entre terminologização e neologia. A criação de termos nasce da necessidade de "colocação" do conceito técnico e ou científico em termo, ou seja: a terminologização. Propomos um estudo do engendramento dos conceitos contrários: organização curricular por competências e organização curricular por conteúdos isolados, na reconfiguração da política curricular de Educação Profissional Técnica de Nível Médio que se deu a partir do paradigma dos anos 2000 no Brasil. Apresentamos também uma análise dos processos de terminologização que caracterizam alguns dos termos neológicos mais representativos da área, a exemplo de: currículo por competências; competências profissionais; bases tecnológicas. O corpus é constituído por textos legais e por textos institucionais brasileiros. Partimos de algumas abordagens teórico-metodológicas da Teoria Comunicativa da Terminologia, da Teoria Sociocognitiva da Terminologia, da Semântica Cognitiva e da Semântica Lexical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mello Demai, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Língua Portuguesa e Linguística - pela Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil (2003/ 2004); Mestrado em Linguística (Semiótica e Linguística Geral - Lexicologia e Terminologia - 2006) e Doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa - Lexicologia e Terminologia do Português - 2014), pela mesma Universidade. Atualmente é Professora do Ensino Superior e do Ensino Médio e Técnico e Diretora de Departamento do Grupo de Formulação e Análises Curriculares no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. É pesquisadora com experiência profissional nas áreas/ atividades: Linguística e Terminologia; Ensino de Língua Portuguesa e de Linguística; Currículo Escolar; produção e avaliação de material didático; elaboração e correção de provas para concursos; revisão de textos técnicos e científicos, dicionários terminológicos e glossários de diversas áreas e de língua portuguesa; currículo de Educação Básica e de Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

27-04-2017

Como Citar

Demai, F. M. (2017). O PERCURSO CONCEPTUAL-TERMINOLÓGICO DE CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA. Revista Do GEL, 14(1), 104–132. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1468

Edição

Seção

Artigos