CONSTRUÇÕES BINOMINAIS DO TIPO SN1 DE SN2
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1452Palavras-chave:
Linguística Funcional Centrada no Uso. Construções Binominais. Quantidade. Qualidade.Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar a flutuação de sentido quantidade-qualidade licenciada pelo uso de construtos binominais do tipo SN1 de SN2, como xícara de chá, no Português do Brasil.A pesquisa é baseada na perspectiva teórica da Linguística Funcional Centrada no Uso (BYBEE, 2010; BARLOW E KEMMER, 2000; TOMASELLO, 2003, TRAUGOTT, 2008 e busca descrever as propriedades morfossintáticas, semântico-pragmáticas e cognitivas dos usos das construções que favorecem uma leitura ora qualitativa ora quantitativa, no que se refere à relação entre SN1 e SN2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)