PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES

Autores

  • Joice Eloi Guimarães Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
  • Cleusa Todescatto SEMED/Concórdia/SC

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1421

Palavras-chave:

Formação de professores. Produção textual. Gêneros discursivos. Língua portuguesa. Timor-Leste.

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de formação de professores e futuros professores de Timor-Leste. Nesse país, a língua portuguesa figura, desde 2002, como língua oficial, juntamente com a língua tétum. Desde então se tornou obrigatório seu ensino nos ambientes escolares. Contudo, muitos professores não dominam essa língua e, portanto, apresentam dificuldades em realizar sua prática pedagógica. Na formação realizada, apresentamos a metodologia de trabalho com a produção de textos a partir dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Os dados coletados para a presente pesquisa são os enunciados produzidos pelos 21 participantes dessa formação. A metodologia utilizada para análise teve como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Com base nessa teoria, elegemos como categorias para análise os conceitos de estilo linear e estilo pictórico, componentes da apropriação e citação do discurso de outrem. Podemos afirmar que, ainda sem um conhecimento claro sobre o conceito de gêneros, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos cursistas a compreensão do tema trabalhado durante o curso. Nossa afirmação está pautada na utilização, pelos cursistas, do estilo pictórico para citar o discurso de outrem: os professores ministrantes do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É mestre em Educação na linha de pesquisa "Ensino e Formação de Educadores" pela mesma universidade. Suas áreas de interesse e estudo são: ensino de Língua Portuguesa como língua materna e não materna, currículo escolar e formação de educadores. Atualmente integra o Programa de Qualificação Docente em Língua Portuguesa (PQLP/CAPES), em Timor-Leste.

Downloads

Publicado

27-04-2017

Como Citar

Guimarães, J. E., & Todescatto, C. (2017). PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES TIMORENSES. Revista Do GEL, 14(1), 59–76. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1421

Edição

Seção

Artigos