POR OUTROS TEXTOS NA SALA DE AULA: ME LEMBRA MUITO PINK FLOYD DE JOÃO LEOPOLDO
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1411Palavras-chave:
multimodalidade, canção popular, letramento vernacular.Resumo
O objetivo deste trabalho é argumentar em favor da inclusão de outros textos na sala de aula de língua portuguesa. Nossa argumentação aponta para uma expansão no conceito de leitura e para a utilização de outros gêneros discursivos para a formação de leitores. Para tanto, assumimos que, para que o letramento multimodal (Rojo, 2009) chegue à sala de aula, é preciso que outros textos (multimodais e vernaculares) sejam analisados e inseridos no meio educacional. Assim, utilizaremos a canção Me lembra muito Pink Floyd, do compositor paulistano João Leopoldo (faixa do disco Cabeça Madura, de 2010) para exemplificar como a multimodalidade pode figurar na aula de língua materna. Basicamente, a produção de sentido da canção se faz com elementos metalinguísticos da letra que sugerem que essa canção pode parecer com alguma canção do Pink Floyd. Contudo, os elementos musicais não são da banda britânica, são de Imagine, de John Lennon. Em suma, é a integração dos elementos linguísticos e musicais que promovem a produção de sentido da canção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)