INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1271Palavras-chave:
Produção de texto. Artigo de opinião. Reescrita. Coerência. Coesão.Resumo
Pautando-se nas concepções sociointeracionistas de linguagem e de ensino, o presente artigo busca avaliar a eficácia da intervenção interativa na forma de “bilhetes” como estratégia didática para que alunos superem problemas linguísticos, mais especificamente de coesão e coerência, nas produções de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nesse sentido, tomou-se como base para esta pesquisa, com propósito descritivo, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da Prefeitura de São Paulo, cuja Sequência Didática contida no Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa, material de referência para o ano, foi aplicada com algumas adaptações. Coletados e analisados os dados obtidos a partir da comparação dos artigos produzidos pelos alunos durante o processo, concluiu-se que as intervenções em forma de “bilhete” têm demonstrado bons resultados como estratégia didática para ensino de reescrita textual, principalmente com alunos de proficiência leitora e escritora mediana ou superior. No entanto, observa-se também que outras estratégias, tais como listas de constatações e a intervenção presencial do professor junto ao aluno, também são, por vezes, recursos necessários para conduzir o discente a uma reescrita reflexiva, logo, significativa e eficaz para se atingirem os objetivos pretendidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-09-2016
Como Citar
Ferreira, M. T., & Nunes, P. A. (2016). INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA. Revista Do GEL, 13(2), 55–78. https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1271
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)