O uso de técnicas vocais como recursos retóricos na construção do discurso
Palavras-chave:
Discurso. Retórica. Interação Verbal. Prosódia. Técnicas Vocais. Voz Profissional.Resumo
As técnicas vocais são um conjunto de procedimentos facilitadores da voz que podem interferir na qualidade vocal dos sujeitos. O conhecimento atualizado, desses procedimentos, por meio de um estudo linguístico-discursivo é imprescindível para a atuação em Fonoaudiologia Estética, que pode abranger em seus trabalhos a oratória. Esses fatores motivaram-me, primeiramente, a fazer um levantamento bibliográfico sobre as técnicas vocais para os diversos profissionais da voz falada e cantada, estudo que possibilitou a organização de uma coletânea das principais técnicas pesquisadas. Tomando essa pesquisa como ponto de partida, neste trabalho, minha proposta é apresentar uma reflexão e discussão focadas no uso das técnicas relacionadas, principalmente, à ação harmônica da conduta fonatória, que estão fundamentadas nos seguintes aspectos: relaxamento, respiração, articulação, projeção, flexibilidade vocal. Nessa discussão, saliento a importância da voz e de vários componentes linguísticos da dinâmica vocal (frequência, intensidade, entonação, ritmo e velocidade de fala, entre outros elementos prosódicos) que, nos processos dialógico-argumentativos da oratória, funcionam como recursos persuasivos e de veridicção na construção do discurso de diversos profissionais da voz falada, tais como advogados, professores, pastores, vendedores, locutores e repórteres, dentre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)