Acordo ortográfico e a unidade imaginária da língua portuguesa
Palavras-chave:
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Políticas Linguísticas. História das Ideias Linguísticas.Resumo
O político está presente na linguagem de diversos modos, entre eles, nas práticas institucionais sobre a(s) língua(s), como na produção de gramáticas e dicionários e, no caso que propomos, na decretação de acordos ortográficos. Neste trabalho, realizado na perspectiva da História das Ideias Linguísticas, que articulamos com a Semântica da Enunciação e a Análise de Discurso, buscamos compreender as filiações de sentidos do documento que aprovou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), em vias de entrar em vigor unificando a ortografia do Português do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)