Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais

Autores

  • Eliane Gouvêa LOUSADA

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Arquitetura textual. Capacidades de linguagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Essa experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos do terceiro ano da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso, assim como sua apli­cação em sala de aula, foram baseados nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodis­cursivo, tal como apresentado por Bronckart (2006, 2007, 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apon­taram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

LOUSADA, E. G. (2009). Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais. Revista Do GEL, 6(2), 160–174. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/101

Edição

Seção

Artigos