Observações sobre a discussão de Dominique Maingueneau a propósito do problema das formações discursivas
Palavras-chave:
Formação Discursiva. Unidades Tópicas e Não Tópicas. Contradição. Dominique Maingueneau.Resumo
O presente texto ensaia uma discussão a respeito dos problemas suscitados pela discussão teórico-metodológica oferecida por Dominique Maingueneau (2008a) relativamente ao tratamento das formações discursivas na análise de corpora em análise de discurso (AD). No texto, oferecemos desde uma breve contextualização do problema que a noção de formação discursiva representa para a AD até a análise de um enunciado a fi m de discutir a proposta teórico-metodológica de Maingueneau (2008a). Confl itando esta proposta de Maingueneau à teoria do discurso de Michel Pêcheux, resulta de nossa refl exão a conclusão de que, assim como em outros trabalhos que procuraram soluções para os modos de recorte de unidades de discurso, também a proposta de Maingueneau é problemática na medida em
que ignora a complexidade dos processos discursivos e o funcionamento da contradição emobjetos discursivos constitutivamente paradoxais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)