2023 - Chamada de trabalhos para Número Temático
Caros colegas,
A Revista do GEL (https://revistas.gel.org.br/rg) lança hoje a chamada de trabalhos para seu volume especial - a ser publicado em dezembro de 2023 - com o seguinte tema: “Contribuições e desafios da ciência linguística durante e após a pandemia de COVID-19”. O volume será coeditado pelas seguintes colegas: Profas. Dras. Suzi Marques Spatti Cavalari (UNESP – São José do Rio Preto), Lúcia Regiane Lopes-Damasio (UNESP – Assis) e Paola Leone (Università del Salento – Itália).
Contribuições e desafios da ciência linguística durante e após a pandemia de COVID-19
Este número temático da Revista do GEL tem por objetivo publicar estudos relacionados ao tema “Contribuições e desafios da ciência linguística durante e após a pandemia de COVID-19”. O número pretende acolher trabalhos científicos inéditos que busquem respostas a interrogações sobre as novas formas de viver e de trabalhar que se impuseram no mundo durante e após a pandemia de COVID-19. Esses trabalhos, a partir de abordagens distintas, nas diversas áreas da ciência linguística, devem focalizar a reconfiguração das relações entre os sujeitos atuantes nas diferentes práticas sociais, especialmente aquelas da esfera acadêmica e/ou educacional, e as consequências epistêmicas e empíricas dos discursos e dos cenários que emergem a partir da pandemia. Nesse debate, espera-se incluir estudos linguísticos realizados sobre o período crítico da pandemia e, principalmente, aqueles que examinam o impacto e as consequências desse período. Interessam-nos trabalhos que focalizem, segundo diferentes perspectivas teórico-metodológicas, as seguintes questões:
1. Quais são os diálogos e desafios entre as dimensões socioculturais e linguísticas e a comunicação na/da ciência na relação entre pandemia e pós-pandemia?
2. Como a ciência linguística pode contribuir para a compreensão do cenário educacional que emerge durante e após a pandemia?
3. Como a ciência linguística pode contribuir para reflexões sobre educação inclusiva e acessibilidade, desigualdades de gênero e raça, e o impacto do ensino remoto em relação às diferentes necessidades dos sujeitos, no contexto de pandemia e póspandemia?
4. Quais conhecimentos e competências linguageiros (não) foram desenvolvidos em diferentes contextos, incluindo o escolar, durante a pandemia?
5. Quais processos de inovação lexical se manifestaram (e como se manifestaram) em decorrência do contexto pandêmico?
Essa lista de questões não é exaustiva, nem se propõe a limitar ou restringir a submissão de trabalhos ao número temático. Ao contrário, a proposta é abrir espaço para o diálogo nas mais diversas áreas do saber e do fazer linguísticos, segundo diferentes abordagens e reflexões teóricas e/ou que resultem de experiências individuais ou coletivas.
Data limite para submissão de trabalhos: 17 de julho de 2023 (prorrogado até 08 de agosto)
Maiores informações: https://revistas.gel.org.br/rg/announcement
Diretrizes para os autores: https://revistas.gel.org.br/rg/about/submissions#authorGuidelines
Contamos com a sua submissão.