A escrita literária na Educação de Jovens e Adultos
Literary writing in Youth and Adult Education
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3290Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado, em andamento, sobre o tema da escrita literária como recurso didático aplicado a alunos do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de rede pública do interior de São Paulo. Foram propostas pela professora-pesquisadora algumas práticas de escrita que pressupunham o diálogo com vários clássicos da literatura. Um desses diálogos será analisado neste trabalho, os atos responsivos dos alunos à obra de Gil Vicente O Auto da Barca do Inferno. Autores como Cosson (2011, 2017), Martins (2006) e Candido (1995) contribuíram para a reflexão e desenvolvimento da pesquisa. Para a análise dos textos dos alunos, partiu-se de uma perspectiva dialógica da linguagem, baseada em Bakhtin (2011), procurando compreender como os alunos respondem aos discursos e à estética presentes na obra.
Palavras-chave: escrita literária; ensino de literatura; dialogismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.