Entre a saúde e a estética: a constituição de sentidos em capas de revista masculina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3015

Palavras-chave:

publicidade, estética masculina, sentido, acontecimento.

Resumo

O mercado estético, como demonstram as estatísticas, está crescendo e seus discursos mostram-se mais apelativos. Historicamente, as mulheres eram o público de maior interesse desse mercado, porém, o público masculino está cada vez mais inserido nesse espaço. Considerando o fortalecimento e abrangência de tal mercado e o papel da mídia nesse processo, este trabalho tem por objetivo analisar duas capas da revista Men’s Health, destinadas ao público masculino, a fim de analisar-se quais são os sentidos de “beleza masculina” relacionados a um discurso sobre “saúde do homem”. À luz da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002), partindo de conceitos como “acontecimento enunciativo” e “cena enunciativa”, observamos as articulações, reescriturações e os efeitos de sentido para a interpretação dos enunciados das capas dessa revista, compreendendo-as como um texto e, assim, como uma unidade de sentido. 

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Biografias Autor

Camila Pires Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

aluna do Programa de Pós-Graduação em Linguística

Carolina de Paula Machado, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Alves, C. P., & Machado, C. de P. (2021). Entre a saúde e a estética: a constituição de sentidos em capas de revista masculina. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 523–538. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3015

Edição

Secção

Artigos