Interdiscurso, intertexto e práticas interpretativas: os processos de incorporação nas desnotícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2994

Palavras-chave:

desnotícias, interdiscurso, intertexto, práticas interpretativas, semiótica.

Resumo

O presente artigo, parte da pesquisa realizada acerca do site Sensacionalista e do blog The Piauí Herald, tem como objetivo descrever o funcionamento da chamada prática desnoticiosa no que se refere aos processos de incorporação de tipo intertextual e interdiscursivo em suas composições. Partindo da clássica concepção de interdiscursividade e intertextualidade, pretende-se apresentar a noção de prática interpretativa inaugurada por Jacques Fontanille (2008), responsável por complexificar a questão ao alocar esses fenômenos em outro nível de pertinência. Além disso, procura-se demonstrar, a partir de duas amostras de desnotícias, tais processos de incorporação em funcionamento, revelando as minúcias discursivas e destacando as especificidades de cada um dos veículos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Karina Rocha Campos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/Ar, Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Bolsista do CNPq, realiza pesquisa na área de Semiótica, estudando práticas discursivas virtuais e enunciação sob a orientação do professor doutor Jean Cristtus Portela.

Jean Cristtus Portela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professor de Semiótica e Historiografia Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp, Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Araraquara. Pesquisador Nível 2 do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-Unesp). Editor-chefe da Revista CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada.

Referências

BALDAN, M. de L. O. G. Veridicção: um problema de verdade. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, v. 32, p. 47-52, 1988. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3797. Acesso em: 12 jan. 2016.

BRAIT, B. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

CAMPOS, K. R. Prática desnoticiosa e veridicção: um estudo sobre o site Sensacionalista e blog The Piauí Herald. 2019. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2019.

CARVALHO, F. A semiótica social das cores e das formas tipográficas: conceitos, categorias e aplicações. Discursos contemporâneos em estudo, Brasília, v. 2, p. 47-56, 2013. Disponível em: https://www.cepadic.com/pdf/dcee2.pdf#page=47. Acesso em: 22 dez. 2018.

FÁVERO, L. L. Paródia e Dialogismo. In: BARROS, D. L. P. de; FIORIN, J. L. (org.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

FIORIN, J. L. Da necessidade da distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, B.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (org.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. p. 145-162.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 161-193.

FIORIN, J. L. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, D. L. P. de; FIORIN, J. L. (org.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

FONTANILLE, J. Pratiques sémiotiques. Paris: PUF, 2008.

FONTANILLE, J. Sémiotique et littérature. Essais de méthode. Paris: PUF, 1999.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.

HERNANDES, N. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006.

SCHWARTZMANN, M. N. Cartas marcadas: Prática epistolar e formas de vida na correspondência de Mário de Sá-Carneiro. 2009. Tese. (Doutorado) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2009.

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Rocha Campos, K., & Portela, J. C. (2021). Interdiscurso, intertexto e práticas interpretativas: os processos de incorporação nas desnotícias. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 829–849. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2994

Edição

Secção

Artigos