Letramentos acadêmicos, a paráfrase e o plágio: a produção de resenha por alunos de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2562

Palavras-chave:

letramento acadêmico, resenha, plágio.

Resumo

O presente artigo discute a paráfrase e o plágio na perspectiva dos letramentos acadêmicos nos cursos de graduação em Educação Física, Letras e Pedagogia. Com a recorrência de situações em que, por má compreensão da paráfrase ou letramento precário, os estudantes elaboram construções textuais que podem ser tomadas como plágio, surge a problematização que norteia esta pesquisa: em que medida a paráfrase revela, de fato, uma autoria intertextual ou, ainda, marcas de plágio, comprometendo o letramento acadêmico? Desta forma, o objetivo geral é compreender algumas dificuldades de alunos na produção escrita na universidade. Recorremos aos postulados de Faraco e Tezza (2011); Fiad (2011); Fischer (2010); Fischer e Pelandré (2010); Kleiman (2005, 2007); Koch (2000); Koch, Bentes e Cavalcante (2007); Lea e Street (1998); Machado, Lousada, Abreu-Tardelli (2004); Motta-Roth e Hendges (2010); Soares (2004).

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Publicado

2020-06-26

Como Citar

Rodrigues Júnior, H., & Alves Junior, H. da G. (2020). Letramentos acadêmicos, a paráfrase e o plágio: a produção de resenha por alunos de graduação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 1000–1013. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2562

Edição

Secção

Artigos