Uma investigação dos elementos de coesão sequencial em dicionários escolares Tipo 4

Autores

  • Daniela Faria Grama Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i1.1556

Palavras-chave:

lexicografia, dicionários escolares, elementos de coesão sequencial

Resumo

Este artigo apresenta uma análise contrastiva das definições que três elementos de coesão sequencial (contudo, visto que e assim como) recebem nos dicionários escolares Tipo 4 Novíssimo Aulete – dicionário contemporâneo da língua portuguesa e Dicionário Houaiss Conciso e nos dicionários thesaurus Aulete Digital e Houaiss eletrônico. Para isso, foram utilizadas as contribuições teóricas advindas da área da Lexicografia e da Linguística textual. Além disso, o documento do Programa Nacional do Livro Didático, publicado em 2012, também foi usado para a caracterização dos dicionários Tipo 4. 

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

Grama, D. F. (2017). Uma investigação dos elementos de coesão sequencial em dicionários escolares Tipo 4. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(1), 200–212. https://doi.org/10.21165/el.v46i1.1556

Edição

Secção

Lexicologia e Lexicografia