Abordagem discursiva de leitura de um vídeo digital

Autores

  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1521

Palavras-chave:

leitura discursiva, vídeos-digitais, paráfrase, polissemia

Resumo

Neste artigo, apresento uma abordagem didática de leitura de cunho discursivo, com base em um vídeo informativo disponibilizado no sítio eletrônico da revista Veja intitulado “Exploradores urbanos”. A proposta de leitura tem como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para a imagem em movimento, tendo em vista os conceitos: condições de produção, paráfrase, polissemia e a não transparência do dizer. Na prática de leitura implementada, vale destacar que o vídeo nos permitiu problematizar alguns aspectos relevantes ao ensino de leitura, dentre os quais: (i) as condições de produção e circulação de um vídeo cuja autoria está relacionada a uma agência e não à Veja; (ii) o investimento nas paráfrases visuais e no efeito metafórico (PÊCHEUX, 1975).

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Biografia Autor

Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Professora do Departamento de Língua Portuguesa (DLP-UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE-UEM). Atua nas áreas de Linguística Aplicada e Análise do discurso.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

Di Raimo, L. C. F. D. (2017). Abordagem discursiva de leitura de um vídeo digital. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 837–849. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1521

Edição

Secção

Análise do Discurso