Projeto de letramento: uma experiência de pesquisa no contexto PROFLETRAS

Autori

  • Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho FCL Assis UNESP
  • Silvia Cristina Rapatoni Ribeiro FCL Assis UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.762

Parole chiave:

letramento, projetos de letramento, Mestrado Profissional em Letras

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre os desdobramentos das atividades no âmbito do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras /CAPES), com o desenvolvimento de pesquisa sobre projetos de letramento. Para a presente investigação, é considerado o desenvolvimento de um projeto de letramento com um grupo de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública paulista. Nesse contexto, discute-se sobre como tais projetos podem se constituir em estratégias da prática docente que levam ao desenvolvimento da escrita como instrumento emancipatório discente, na busca por alternativas para uma educação de maior qualidade. Os pressupostos teóricos que sustentam essa investigação baseiam-se em estudos sobre letramento e no trabalho com a pedagogia de projetos (KLEIMAN, 2006; SOARES, 2004, 2006; ROJO, 2009; OLIVEIRA et al., 2011).

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Pubblicato

2016-11-29

Come citare

de Carvalho, K. C. H. P., & Ribeiro, S. C. R. (2016). Projeto de letramento: uma experiência de pesquisa no contexto PROFLETRAS. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 1120–1132. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.762

Fascicolo

Sezione

Letramentos