As variáveis linguísticas na realização do objeto direto anafórico de terceira pessoa em legendas audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v54i1.3913Abstract
Este artigo visa a investigar as variáveis linguísticas na realização do objeto direto anafórico de terceira pessoa em legendas da série Grey’s Anatomy, partindo de uma aproximação entre a Teoria da Variação e Mudança Linguísticas (Weinreich; Labov; Herzog, 2006 [1978]; Labov, 1994, 2001, 2008 [1972]) e as teorias acerca de gêneros textuais-discursivos (Bakhtin, 2016 [1979], Marcuschi, 2008, 2010). Para isso, foram analisadas legendas profissionais, da Amazon Prime Video, e legendas feitas por fãs. A análise estatística foi realizada na plataforma R (R Core Team, 2023), levando em conta variáveis independentes definidas com base na literatura e nas especificidades do gênero. Os resultados apontaram para um comportamento particular do fenômeno no corpus, influenciado pelas características desse gênero textual-discursivo.
Palavras-chave: objeto direto anafórico de terceira pessoa; legenda audiovisual; variação linguística; gêneros-textuais discursivos.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.
