Caracterização do contexto escolar de uma comunidade surda do interior paulista: subsídios para práticas pedagógicas e políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3585Abstract
A pesquisa objetiva apresentar uma caracterização do contexto escolar vivenciado pela comunidade surda da região de São Carlos, estado de São Paulo. Para a análise de 30 inquéritos, aplicados a pessoas surdas, empregam-se, principalmente, os pressupostos teóricos da Sociolinguística das línguas de sinais (Lucas, 2004) e da área interdisciplinar dos Estudos Surdos (Quadros, 2017, 2019; Lacerda; Lodi, 2014). Os resultados evidenciam que, no ambiente escolar, uma parcela da comunidade revela ter acesso parcial ou total ao ensino bilíngue e outra parcela aponta não ter nenhum acesso à língua de sinais. A estratificação dos participantes por faixa etária denota um processo de mudança gradual, no qual as políticas públicas têm sido implementadas, gerando, no futuro, como consequência, maior acessibilidade no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.