Caracterização do contexto escolar de uma comunidade surda do interior paulista: subsídios para práticas pedagógicas e políticas públicas

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3585

Abstract

A pesquisa objetiva apresentar uma caracterização do contexto escolar vivenciado pela comunidade surda da região de São Carlos, estado de São Paulo. Para a análise de 30 inquéritos, aplicados a pessoas surdas, empregam-se, principalmente, os pressupostos teóricos da Sociolinguística das línguas de sinais (Lucas, 2004) e da área interdisciplinar dos Estudos Surdos (Quadros, 2017, 2019; Lacerda; Lodi, 2014). Os resultados evidenciam que, no ambiente escolar, uma parcela da comunidade revela ter acesso parcial ou total ao ensino bilíngue e outra parcela aponta não ter nenhum acesso à língua de sinais. A estratificação dos participantes por faixa etária denota um processo de mudança gradual, no qual as políticas públicas têm sido implementadas, gerando, no futuro, como consequência, maior acessibilidade no ambiente escolar.

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Pubblicato

2024-12-16

Come citare

Rubio, C. F. (2024). Caracterização do contexto escolar de uma comunidade surda do interior paulista: subsídios para práticas pedagógicas e políticas públicas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(3), 839–859. https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3585

Fascicolo

Sezione

Artigos