Uma leitura de "A escrava branca" e "Intimidade", de Daniel Galera, sob a luz das teorias do conto
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1600Parole chiave:
teorias do conto, literatura contemporânea, Daniel GaleraAbstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de dois contos de Daniel Galera: “A Escrava Branca” e “Intimidade”, publicados em Dentes Guardados, primeiro livro do escritor. As narrativas, que descrevem relacionamentos por conveniência, apresentam o homem no centro do caos, em busca de algo que talvez nem ele próprio saiba o que é, absorto em suas ocupações cotidianas. O percurso escolhido para esse fim parte da apresentação das contribuições teóricas de estudiosos do gênero conto, tais como Poe, Hemingway, Piglia e Cortázar, a fim de que se possa observar como elas auxiliam na construção de sentido dos textos contemporâneos.Downloads
Riferimenti bibliografici
CORTÁZAR, J. Do conto breve e seus arredores. In: _______. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.
GALERA, D. Dentes guardados. Porto Alegre: Livros do Mal, 2002.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
KIEFER, C. A poética do conto. Porto Alegre: Nova Prova, 2004.
PIGLIA, R. Teses sobre o conto. In: ______. Formas breves. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
POE, E. A. A filosofia da composição. In: ______. Ficção completa, poesia & ensaios. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 911-920.
VIANA, A. C. O conto brasileiro hoje. In: Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, Universidade Federal de Sergipe, ano V, v. 11, p. 271-282, 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/issue/view/136>. Acesso em: 21 ago. 2016.