As relações dialógicas e o estilo bakhtiniano na propaganda político-eleitoral de Dilma Rousseff em 2014

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.671

Mots-clés :

Bakhtin, dialogismo, estilo, propaganda político-eleitoral, Dilma Rousseff.

Résumé

A pesquisa tem como objetivo analisar a propaganda político-eleitoral de abertura da presidente Dilma Rousseff do ano de 2014, na qual concorria à reeleição para a presidência do Brasil. O foco deste trabalho é verificar quais discursos e quais respostas são revelados na propaganda e de que forma foram construídos para tentar seduzir e convencer os eleitores a afirmar os seus enunciados no interior de sua consciência, levando-os a tomar uma posição responsiva ativa em relação a eles. Os enunciados proferidos revelam marcas fortemente dialógicas e ideológicas, em virtude de o enunciador tentar convencer o seu interlocutor a aceitar o seu projeto enunciativo e a ele responder. Por meio do dialogismo, da ideologia e da concepção de gênero discursivo entendidos por Bakhtin, faz-se uma análise dos enunciados proferidos na propaganda, a fim de compreender a estrutura composicional, o conteúdo temático e o estilo da propaganda da presidente. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Talita Cristina Bartolomeu, Universidade de Franca

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca-SP

Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Universidade de Franca-SP

Prof.ª Dra. do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca-SP

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Publié-e

2016-11-29

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Bartolomeu, T. C., & de Araújo Beraldo Ludovice, C. (2016). As relações dialógicas e o estilo bakhtiniano na propaganda político-eleitoral de Dilma Rousseff em 2014. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 1043–1061. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.671

Numéro

Rubrique

Análise do Discurso