Segmentação de palavras e poesia infantil: notas sobre ensino de ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2728

Mots-clés :

segmentação de palavras, poesia infantil, aquisição da escrita, ortografia, prosódia.

Résumé

Neste artigo, investigamos possibilidade de ensino de ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de poemas infantis selecionados da obra Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles. O arcabouço teórico se embasa em uma concepção de escrita heterogênea. Analisamos segmentações não convencionais de palavras, como “que ria” (para “queria”), identificadas nos textos produzidos antes e depois de aula sobre os poemas de Cecília Meireles. Esse trabalho favoreceu a reflexão sobre segmentações alternativas de palavras, como “aponta” > “a ponta” e a construção de sentidos dos versos a partir de possibilidades de segmentação de palavras. Argumentamos, a partir de resultados obtidos por meio de análises quanti e qualitativa, que o trabalho sobre ortografia de palavra a partir de poemas infantis contribui para que crianças possam identificar fronteiras de palavras ortográficas e refletir acerca de sentidos de enunciados escritos.

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Luciani Ester Tenani, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo

Livre-docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, IBILCE, UNESP. Vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, IBILCE, UNESP.

Giovanna Jully Alves, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Licenciada em Pedagoga pelo IBILCE, UNESP e mestranda pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, IBILCE, UNESP.

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Publié-e

2020-12-17

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Tenani, L. E., & Alves, G. J. (2020). Segmentação de palavras e poesia infantil: notas sobre ensino de ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1743–1760. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2728

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