A linguagem dirigida à criança em uma sala da Educação Infantil bilíngue inglês-português

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DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2351

Mots-clés :

bilinguismo, aquisição de linguagem, linguagem dirigida à criança, educação bilíngue

Résumé

Devido a um complexo panorama que envolve questões socioeconômicas e político-linguísticas, o Brasil apresenta, hoje, uma diversidade de contextos escolares envolvendo o bilinguismo, que carecem de estudos que nos ajudem a melhor compreender os processos de aquisição de linguagem das crianças que os frequentam. Diante disso, esta pesquisa traz uma reflexão sobre a linguagem do educador dirigida à criança (LDC), em uma sala da Educação Infantil de uma escola particular bilíngue português-inglês do estado de São Paulo, e as implicações dessa linguagem para as crianças. Para isso, foram realizadas análises de 11 sessões de vídeos de cerca de 40 minutos, coletados durante um ano nessa escola, focalizando a interação dos educadores e das observadoras-pesquisadoras com três crianças (A., F. e L., entre 2 e 3 anos de idade), em uma sala de aula. Foram observadas características da LDC familiar que se repetem na escola, o que não significa que as crianças adquiram linguagem da mesma forma nesses dois ambientes distintos.

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Ananda Brasolotto De Santis, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Linguística e Língua Portuguesa  na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Campus de Araraquara, graduada em Letras - português/alemão na mesma universidade. Pesquisadora dos grupos NALingua (CNPq) e GEALin (FCLAr) desde 2013. Realizou, durante a graduação - de 2013 a 2017 -, trabalhos de pesquisa em iniciação científica sob orientação da professora doutora Alessandra Del Ré, na área de Aquisição da Linguagem. Realiza pesquisas nessa área sobre bilinguismo escolar e familiar, sobre o humor na linguagem da criança e sobre a linguagem dirigida à criança. Participou da organização de eventos acadêmicos e da formação da exposição itinerante "A Criança na Língua: passo a passo", que hoje tem uma versão permanente caracterizada como projeto de extensão. Atuou nos projetos de extensão: Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI - FOAr) de 2015 a 2017 e Português como Língua Estrangeira (PLE) em 2017, ambos vinculados à UNESP.

Alessandra Del Ré, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X/MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor. Entre outros trabalhos, organizou, com a Profa Dra. Christelle Dodane (França), em 2010, um número temático sobre aquisição da linguagem para a revista ALFA (v.54, n.2); em 2014, com as Profas. Dras. Marina Mendonça e Luciane de Paula o livro "A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano" (Ed. Contexto), em 2017, com as Profas Carmem L. C. Silva e Marianne Cavalcante, o livro "A criança na/com linguagem: saberes em contraponto". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil, o bilinguismo, ambos dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 (Profas Dras. Anne Salazar-Orvig e Aliyah Morgenstern), Université de Montpellier 3 (Profa. Christelle Dodane), onde esteve em 2017 como professora visitante. Tem atualmente um projeto sobre humor na criança com as Profas. Aliyah Morgenstern e Christelle Dodane, financiado pela IDEX-Université Paris 3 (Projet RIHA), além de uma parceria com a Profa. Ranka Bijeljac-Babic (Paris V/Univ. Poitiers) para as discussões sobre bilinguismo. É líder do Grupo NALingua (CNPq), GEALin (FCLAr), e membro dos GTs de Psicolingüística-ANPOLL (desde 2006), de Aquisição da Linguagem (ALFAL), de Argumentação-ANPEPP (desde 2007), dos Grupos COLAJE (França, desde 2008) e DIAREF (França, desde 2009).

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Publié-e

2019-12-18

Comment citer

De Santis, A. B., & Del Ré, A. (2019). A linguagem dirigida à criança em uma sala da Educação Infantil bilíngue inglês-português. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1349–1371. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2351

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