A escrita fora da escola: tecendo um imaginário discursivo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2325

Mots-clés :

escrita, universo extraescolar, imaginário discursivo

Résumé

Este artigo se configura como recorte de uma pesquisa maior, na qual buscamos responder a seguinte pergunta: qual é o imaginário discursivo acerca da escrita na contemporaneidade? Fundamentando-nos na Análise de Discurso de orientação francesa, lançamos mão de entrevistas semiestruturadas para analisarmos dizeres de sujeitos inseridos nas formações sociais escolar (professores e alunos de vários níveis) e extraescolar (jornalistas, escritores e publicitários). No presente trabalho, especificamente, focalizamos os dados obtidos junto ao universo extraescolar, num cruzamento interdiscursivo de sujeitos em diferentes posições enunciativas. Nosso gesto interpretativo analítico revelou a recorrência das seguintes representações acerca da escrita: prática que pressupõe conhecimento via leitura; objeto de valor utilitário; instrumento de poder; prática dependente do leitor e modalidade de língua veiculada pela internet.

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Bibliographies de l'auteur-e

Aldimeres Ferraz da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem

Eliana Donaio Ruiz, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

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Publié-e

2019-12-18

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Silva, A. F. da, & Ruiz, E. D. (2019). A escrita fora da escola: tecendo um imaginário discursivo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1583–1600. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2325

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