Discurso e(m) imagem sobre o feminino: o sujeito nas telas

Auteurs-es

  • Jonathan Raphael Bertassi da Silva
  • Lucília Maria Sousa Romão

Mots-clés :

discurso, mulher, cinema, ideologia.

Résumé

Neste artigo, abordamos os efeitos de sentido sobre liberdade e repressão sexual feminina em sequências discursivas coletadas nos filmes Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965) e A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967). Para tanto, mobilizaremos como referencial teórico a Análise do Discurso de matriz francesa para compreender os efeitos de sentido no discurso sobre a sensualidade feminina inscritos nos processos discursivos verbal e não-verbal. É nosso escopo buscar compreender como circulam os sentidos da/sobre a mulher e seu conflito com os sentidos naturalizados como evidentes pelo patriarcalismo, produzindo rupturas com o silêncio e efeitos de resistências, de modo heterogêneo, que (re)significam a memória discursiva sobre o que é ser mulher.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2016-04-04

Comment citer

Silva, J. R. B. da, & Romão, L. M. S. (2016). Discurso e(m) imagem sobre o feminino: o sujeito nas telas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1362–1375. Consulté à l’adresse https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1259

Numéro

Rubrique

Análise do Discurso