As relações dialógicas na canção popular brasileira

Auteurs-es

  • Álvaro Antônio Caretta

Mots-clés :

dialogismo, gêneros discursivos, canção popular brasileira.

Résumé

Neste artigo, estudamos as relações dialógicas na canção popular brasileira das primeiras décadas do século XX. Fundamentados nas teorias de Bakhtin e do Círculo, observamos o processo de constituição dialógica desse gênero discursivo que ganhava importância e disseminava-se na sociedade, principalmente devido ao sucesso do rádio e do disco. A partir dos conceitos de interdiscursividade e intertextualidade, analisaremos exemplos do cancioneiro popular brasileiro a fim de observar as relações dialógicas constituintes desses enunciados e corroborar
a importância dos processos discursivos dialógicos na formação do gênero canção popular no começo do século XX.

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Publié-e

2016-04-04

Comment citer

Caretta, Álvaro A. (2016). As relações dialógicas na canção popular brasileira. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1197–1207. Consulté à l’adresse https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1242

Numéro

Rubrique

Análise do Discurso