Dicionários escolares e ensino de língua materna

Auteurs-es

  • Maria da Graça Krieger

Mots-clés :

dicionário de língua, lexicografia pedagógica, instrumento didático.

Résumé

O dicionário consiste num lugar privilegiado de lições sobre a língua, mas sua utilização é limitada na escola. Isso se deve muito ao fato de que estudos de Lexicografia não integram a formação de professores no Brasil, tornando o dicionário um objeto desconhecido, apesar de ser um importante instrumento didático. Salienta-se que minidicionário não é sinônimo de dicionário escolar, posto que há uma tipologia de obras adequadas ao ensino. Cabe ao professor escolher o dicionário adequado aos seus projetos de ensino, já que nem todas as obras são iguais. As relações entre tipo de dicionário e adequação a etapas e projetos de ensino, bem como a produtividade de seu uso circunscrevem um novo campo de estudos que adentra a Linguística - a Lexicografia Didática ou Pedagógica - cujos princípios e desenvolvimento motivam este artigo.

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Publié-e

2016-04-04

Comment citer

Krieger, M. da G. (2016). Dicionários escolares e ensino de língua materna. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(1), 169–180. Consulté à l’adresse https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1224

Numéro

Rubrique

Lexicologia e Lexicografia