Mulheres do campo: análises de representações do feminino em canções sertanejas

Autores/as

  • Amanda Ágata Contieri Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

Educação Linguística Crítica, Identidades Femininas, Gênero e Educação

Resumen

O artigo objetiva a análise de representações de mulheres, mais especificamente mães, feitas por homens em canções do gênero musical popularmente conhecido como música sertaneja, em três momentos históricos diferentes: o começo da década de 1970, o final da década de 1980 e os anos 2010. Leva-se em conta, para a realização da análise, uma perspectiva transdisciplinar e compromissada socialmente de linguística aplicada, além de apontamentos de pesquisadores sobre a evolução da música sertaneja e identidades de gênero. Nas análises, figura ainda uma breve explicação sobre o conceito de representação (HALL, 1997) e algumas categorias propostas por Thompson (1995) e Fairclough (2001) para uma refl exão acerca das estratégias discursivas que atuam nas relações de dominação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Edvan. De caipira universitário: a história de sucesso da música sertaneja. São Paulo: Matrix, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Programa Nacional do Livro Didático. 2003. Brasília, MEC/SEF.

CHAVES, Edilson Aparecido. A música caipira em aulas de história: questões e possibilidades. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação. Área de Concentração: Cultura, Escola e Ensino) – Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná (UFP), Curitiba.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 2002.

FAIRCLOUGH. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e Educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, maio/jun./jul./ago. 2003.

FOCHZATO, Márcia Andrea dos Santos. Nós só conseguimos enxergar dessa maneira...; Representações e formação de educadores. 2010. 196f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada. Área de Concentração: Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GADA, Ana Lúcia Colodetti. A letra de música no livro didático de língua portuguesa. MATHESIS – Rev. de Educação, v. 5, n. 1, p. 43-64, jan./jun. 2004.

HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart (Org.) Representation: cultural representations and signifying practices. Londres: Thousand Oaks/New Deli: Sage/Open University, 1997. p. 2-73.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruralista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MAHER, Terezinha Machado. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN, A.B.; CAVALCANTI, M. C. (Org.) Linguística aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 255-270.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.

MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. A musa despedaçada: representações do feminino nas canções brasileiras contemporâneas. Labrys (Edição em Português. Online), v. 17, p. 1-15, 2009. Disponível em: <http://www.academia.edu/5143019/A_musa_despedaçada_representações_do_feminino_nas_canções_brasileiras_contemporâneas>. Acesso em: 25 jun. 2014.

MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. Navalhanaliga: a poética feminista de Alice Ruiz. 2010. 319f. Tese (Doutorado em História. Área de Concentração: História Cultural) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

NEPOMUCENO, Rosa. Música Caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: 34, 1999.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 253-276.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Publicado

2016-03-06

Cómo citar

Contieri, A. Ágata. (2016). Mulheres do campo: análises de representações do feminino em canções sertanejas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 545–558. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/993

Número

Sección

Educação Linguística e Multiculturalismo