A prática escolar de ensino de gêneros do discurso argumentativo: pedagogia da dessubjetivação

Autores/as

  • Luciano Novaes Vidon

Palabras clave:

discurso, subjetividade, Gêneros do Discurso Argumentativo.

Resumen

Quais as concepções, propostas didático-pedagógicas e práticas de produção de textos argumentativos que encontramos no contexto atual do ensino de língua portuguesa? Essa questão se faz pertinente, no momento, tendo-se em conta as mudanças vislumbradas para o ensino de língua portuguesa nos últimos anos, em especial a partir da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. Este artigo tem como objetivo discutir alguns dados que refletem o atual estado desse processo ensino-aprendizagem. Com base em uma concepção dialógica de linguagem, segundo Bakhtin/Voloshinov (2003), procuramos analisar marcas de uma tensão entre subjetividade e dessubjetivação em materiais didáticos trabalhados para o ensino de gêneros do discurso argumentativo e, também, em textos produzidos por estudantes de ensino médio, em situações diversas de enunciação nesse domínio do discurso.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Vidon, L. N. (2016). A prática escolar de ensino de gêneros do discurso argumentativo: pedagogia da dessubjetivação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 743–755. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/963

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas