O fórum como uma “ação comunitária de aprendizagem”: caminhos para a formação de professores de língua portuguesa
Palabras clave:
fórum online, comunidade virtual, ensino-aprendizagem.Resumen
Situado no campo da linguística aplicada, este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores no contexto dos estudos sobre interações mediadas por TIC. O objetivo principal é analisar as interações estabelecidas em um fórum online da disciplina Língua Portuguesa II de um curso de licenciatura em Letras, buscando discutir o potencial desse recurso para a criação de um espaço comunitário de aprendizagem. Argumentamos em uma direção que considera a capacidade de um espaço comunitário para o estabelecimento de relações de caráter mais estreito e transformador que a simples agregação em meio eletrônico e mostramos que o fórum em análise aponta para a possibilidade de se construir uma aprendizagem colaborativa por meio do que estamos nomeando de uma “ação comunitária de aprendizagem”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-04-04
Cómo citar
Biondo, F. P. (2016). O fórum como uma “ação comunitária de aprendizagem”: caminhos para a formação de professores de língua portuguesa. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 705–719. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/960
Número
Sección
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas