Lembranças afetivas das primeiras experiências discentes

Autores/as

  • Elisabeth Ramos da Silva
  • Maria José Milharezi Abud

Palabras clave:

formação de professores, cognição e afetividade, perezhivanie.

Resumen

Apresentamos uma pesquisa realizada com 23 sujeitos de um curso de pós-graduação em uma universidade paulista. O objetivo foi investigar como eles apreciam suas primeiras vivências discentes. Partimos da concepção centrada na intrínseca relação entre cognição e afetividade no funcionamento psíquico humano, considerando que a linguagem é um fator constitutivo nas relações do sujeito com o mundo. Para alcançarmos nosso objetivo, perguntamos aos sujeitos: Você gostava de sua professora quando era criança? Por quê? Analisamos as respostas segundo os dispositivos da análise de conteúdo bardiniana. Constatamos que o filtro infantil que deu sentido às experiências (perezhivanie) foi evidenciado pela palavra “atenção”, comportando aí o significado e o sentido vygotskyano da palavra. Os que tiveram experiências negativas justificaram-nas com a palavra “medo”.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Silva, E. R. da, & Abud, M. J. M. (2016). Lembranças afetivas das primeiras experiências discentes. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 692–704. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/959

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas