A construção diz que... mas: uma abordagem sistêmico-funcional e cognitivista

Autores/as

  • Paulo Roberto Gonçalves-Segundo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

Avaliatividade, Espaços Mentais, Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Cognitiva, construção

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a configuração léxico-gramatical, semântico-discursiva, argumentativa e conceptual da construção diz que... mas, a partir da convergência teórica entre a Linguística Sistêmico-Funcional e a Linguística Cognitiva, com ênfase na Teoria da Avaliatividade e na Teoria dos Espaços Mentais. Conclui-se que a construção ativa, na oração primária, um recurso de expansão dialógica: distanciamento, responsável pela emergência de um espaço mental de FALA, no qual um Dizente genérico realiza uma atividade de autoatribuição de propriedade, ao passo que, na secundária, aciona-se um recurso de contração dialógica: contra-expectativa, que sinaliza a incompatibilidade entre o comportamento de um ator social e sua vinculação ao grupo identitário ligado à propriedade construída na primária, a partir de um frame de caracteres hegemônicos instalado na BASE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Maria Lúcia Leitão. Processamento de Mesclagem em Anguladores no Português do Brasil. Veredas: Revista de Estudos Lingüísticos. Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 129-142, 2009.

BUTLER, Christopher S. Cognitive adequacy in structural-functional theories of language. Language Science, v. 30, p. 1-30, 2008.

CASSEB-GALVÃO, Vânia. Gramática discursivo-funcional e teoria da gramaticalização: revisitando os usos de [diski] no português brasileiro. Filol. linguíst. port., São Paulo, n. 13, v. 2, p. 305-335, 2011.

CUTRER, Michelle. Time and Tense in Narrative and in Everyday Life. Tese (Doutorado em Ciências Cognitivas) – Universidade da California, San Diego, 1994.

DAVIDSE, Kristin. Semiotic and Possessive models in relational clauses: thinking with grammar about grammar. Revista Canaria de Estudios Ingleses, Santa Cruz de Tenerife, n. 40, p. 13-35, 2000.

DAVIDSE, Kristin. The subject–object versus the agent–patient asymmetry. Leuven Contributions in Linguistics and Philology, Leuven, n. 86, p. 413–431, 1997.

EEMEREN, Frans; GROOTENDORST, Rob; HENKEMANS, A. Francisca. Argumentation: Analysis, Evaluation, Presentation. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2002.

EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006. 857 p.

FAUCONNIER, Gilles. Mental Spaces. Cambridge: Cambridge University Press, 1994 [1985].

FAUCONNIER, Gilles. Mappings in Thought and Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.

FERRARI, Lilian. Os parâmetros básicos da condicionalidade na visão cognitivista. Veredas, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 21-30, 2009.

FERRARI, Lilian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011. 171p.

GEERAERTS, Dirk. Recontextualizing grammar: Underlying trends in thirty years of Cognitive Linguistics. In: TABAKOWSKA, E. et al. Cognitive Linguistics in action: from theory to application and back. Berlin: De Gruyter, 2010. p. 71-102.

GOLDBERG, Adele. Constructions work. Cognitive Linguistics, v. 20, n. 1, p. 201-224. 2009. Disponível em: <http://lingo.stanford.edu/sag/papers/ag09b.pdf>. Acesso em: 9 out. 2014.

GONÇALVES SEGUNDO, Paulo Roberto. O papel da avaliatividade na construção da polêmica: uma abordagem semântico-discursiva das cartas do leitor acerca do falecimento de Hugo Chávez. Revista Metalinguagens, n. 1, p. 9-28, 2004a.

GONÇALVES SEGUNDO, Paulo Roberto. Indignação e culpa em cartas do leitor da Folha de S. Paulo: um estudo sobre a construção discursiva da tragédia de Santa Maria. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 16, v. 1, p. 63-93, jan./jun. 2014b.

GONZAGA, Jair João. Intricate Cases in Clauses in SFG concerning the Grammar of Brazilian Portuguese. Tese (Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.

GRADY, Joseph E. Metaphor. In: GEERAERTS, Dirk; CUYCKENS, Hubert (Org.) The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics. New York: Oxford University Press, 2007. p. 188-213.

HALLIDAY, Michael. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, Michael. Introduction to Functional Grammar. 3. ed. Revised by Christian Matthiessen. London: Hodder Arnold, 2004. 689 p.

HALLIDAY, Michael. Methods – techniques – problems. In: HALLIDAY, Michael; WEBSTER, Jonathan (Org.). Continuum Companion to Systemic Functional Linguistics. London: Continuum, 2009. p. 59-86.

KOCH, Ingedore. Argumentação e linguagem. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 240 p.

LANGACKER, Ronald. Cognitive grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008. 573 p.

LEMKE, J. Textual politics: Discourse and Social Dynamics. London: Taylor & Francis, 2005.

LEMMENS, Maarten. Lexical perspectives on transitivity and ergativity: causative constructions in English. Amsterdam: John Benjamins, 1998.

LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves; VENTURA, Carolina Siqueira Muniz. A transitividade em Português. Direct Papers 55, 2008. Disponível em: <http://www2.lael.pucsp.br/direct/DirectPapers55.pdf>. Acesso em: 9 out. 2014.

MARTIN, James; WHITE, Peter. The language of evaluation: appraisal in English.New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.

MATTHIESSEN, C. Systemic Functional Linguistics as appliable linguistics: social accountability and functional approaches. D.E.L.T.A.São Paulo, v. 28,

Publicado

2016-02-15

Cómo citar

Gonçalves-Segundo, P. R. (2016). A construção diz que. mas: uma abordagem sistêmico-funcional e cognitivista. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(1), 94–109. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/875

Número

Sección

Gramática Funcional