Mapeamento de publicações da área de Português como Língua Adicional nas revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) e Revista do GEL (2002-2020)
Mapeo de las publicaciones del área de Portugués como Lengua Adicional en las revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) y Revista do GEL (2002-2020)
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3185Palabras clave:
Mapeamento, Português como Língua Adicional, Produção científicaResumen
En este estudio se presenta un mapeo de las publicaciones del área de Portugués como Lengua Adicional (PLA) en las 49 ediciones de la revista Estudos Linguísticos (1978-2020) y 17 ediciones de la Revista do GEL (2002-2020), ambas publicaciones promovidas por el Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). Se objetivó evaluar la presencia de estudios en PLA en las publicaciones de la asociación y cuáles son los contextos sociales y temas más investigados. El estudio se basó en supuestos teóricos y procedimientos metodológicos de la Historiografía Lingüística, particularmente en la técnica de mapeo (COELHO; NÓBREGA; ALVES, 2021), y en la bibliografía especializada sobre el área de PLA en Brasil (BRASIL, 2021; BULLA; KUHN, 2020; ROCHA, 2019).
Palabras-clave: Historiografía lingüística; Portugués como Lengua Adicional; Producción científica.
Descargas
Citas
BARBOSA, L. M. A. Relato de uma experiência com o ensino de português para estrangeiros. Estudos Linguísticos, São Paulo, v.25, [S.I.] p.279-281, 1996. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1308581051_47.barbosa_lucia.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
ALTMAN, C. Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do GEL. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 1, p.36-47, abr. 2020. Disponível em https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2812/1673. Acesso em 10 ago. 2021.
BRASIL. Ministério de Relações exteriores. Panorama da contribuição do Brasil para a difusão do Português. Brasília: FUNAG, 2021.
BULLA, G. da S; KUHN, T. Z. Português como língua adicional no Brasil - perfis e contextos implicados. ReVEL na Escola, Porto Alegre, v. 18, n. 35, p.1-28, 2020. Disponível em http://www.revel.inf.br/files/d0e7e22f8c5191e1009a4ca3dc37df2e.pdf. Acesso em 10 ago. 2021.
CELIA, M. H. C; GEHRING, S; FALCÃO, V. L. S. B. Português para estrangeiros: teoria e prática no planejamento de um curso. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 13, [S.I.], p.95-104, 1986. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1305563787_11.celia_maria_etal.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
CELIA, M. H. C. O processo de implementar um curso de Português para Estrangeiros. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 15, [S.I.], p.100-116, 1987. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1305640182_11.celia_maria2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
COELHO, O. F. 50 anos do GEL: caminhos da linguística no Brasil. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 1, p.22-35, abr. 2020. Disponível em https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2508. Acesso em: 10 ago. 2021.
CUNHA, M. J. C. Pesquisa analítica de bibliografia da área de português-língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. de; CUNHA, M. J. C. Projetos iniciais em Português para Falantes de Outras Línguas. Campinas-SP: Pontes; Brasília: EdUnB, 2007, p.101-127.
FRANÇA, Â. M. R. et. al. Mapeamento historiográfico da produção linguística nos 25 anos do GEL. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 18, [S.I.] , p.50-57, 1995. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1308258497_70.franca_etal.pdf?/arquivo/anais/1308258497_70.franca_etal.pdf. Acesso em 10 ago. 2021.
FONSECA, O. Um caso de interferência linguística: nisseis que trocam /l/ por /r/ (brando). Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 9, [S.I.], p.216-219, 1984. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1305053836_36.fonseca_onosor.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
FURTOSO, V. B. Onde estamos? Para onde vamos?: a pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas nas universidades brasileiras. In: LUCAS, P. de O; RODRIGUES, R. F. L. (orgs). Temas e rumas nas pesquisas em Linguística (Aplicada). Vol.1. Questões empíricas, éticas e práticas. Campinas-SP: Pontes, 2015, p.153-196.
LE GOFF, J. História e memória. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5. Ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2013
MOMBACH, C. O governo Vargas e suas implicações na produção literária teuto-brasileira. Literatura e autoritarismo, Santa Maria, [S.I.], n. 10, p.31-44, 2012. Disponível em http://w3.ufsm.br/literaturaeautoritarismo/revista/dossie10/RevLitAut_ar
t03.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
ROCHA, N. A. O ensino de Português língua estrangeira no Brasil: ontem e hoje. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 13, n. 1, p.101-114, jan./abr. 2019. Disponível em https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/vie
w/8401. Acesso em: 10 ago. 2021.
RODRIGUES, F. C. La cooficialización de lenguas en municipios de Brasil: el caso de São Gabriel da Cachoeira y los efectos de lo jurídico sobre las subjetividades. Chuy – Revista de estudios literarios latino-americanos, Buenos Aires, v. 6, n. 6, p. 107-132, jul. 2019. Disponível em http://revistas.untref.edu.ar/index.php/chuy/article/view/309. Acesso em: 10 ago. 2021.
SILVEIRA, T. L. dos S. Português como Língua Adicional e Saúde: análise de materiais didáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
UNICAMP. Português para estrangeiros, 2002. Teses, livros e artigo. Disponível em https://www.unicamp.br/~matilde/pesqbiblio.html. Acesso em: 10 de jul. 2021.
ZOPPI-FONTANA, M. G. O Português do Brasil como Língua Transnacional. In: ZOPPI-FONTANA, M. G. (org). O Português do Brasil como Língua Transnacional. Campinas-SP: RG-Editora, 2009, p.13-42.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.