Ensino de gramática e interação na perspectiva Bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2707Palabras clave:
Bakhtin, gramática, estilística, interação, ensino.Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições que podem ser dadas pelas reflexões de Mikhail Bakhtin (2010, 2013), em sua obra recentemente traduzida, para o ensino de gramática escolar, em especial, da análise sintática, associado ao ensino da estilística. Ele foi um filósofo preocupado com as relações entre o homem e suas interlocuções sociais por meio da linguagem, assim, as considerações filosóficas de Bakhtin podem fundamentar um trabalho produtivo com a gramática na escola, porque colocam a estilística e a interação como centro da preocupação pedagógica com a linguagem. Espera-se com esta pesquisa apresentar uma colaboração reflexiva e efetiva para o ensino de língua materna, pela integração do estudo da gramática à estilística e à perspectiva interacionista.
Descargas
Citas
BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.
BAKHTIN, M. M.; VOLÓCHINOV, V. N. A interação verbal. In: BAKHTIN, M. M.; VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Veira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; apresentação de Beth Brait; org. e notas da ed. russa de Serguei Botcharov e Liudmila Gogotichvíli. São Paulo: Editora 34, 2013.
NEVES, M. H. M. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1994.
PASCHOAL, M. M. S. Contribuições da linguística para o ensino da gramática. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Franca, Franca, 2008.
PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola: 2010.
PERNAMBUCO, J. Análise do trabalho do professor: a prescrição, a realização e a representação. In: CARMELINO, A. C.; PERNAMBUCO, J.; FERREIRA, L. A. (org.). Nos caminhos do texto: atos de leitura. Franca: Unifran, 2007 (Coleção Mestrado em Linguística, 2).
PERNAMBUCO, J. A redação escolar: análise dos efeitos da escolaridade. 1993. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
PERNAMBUCO, J. A aprendizagem de língua portuguesa na 5ª série do ensino de primeiro grau: uma experiência e princípios para uma proposta de ensino. 1986. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 1986.