A memória e a história a partir de museus e da constituição de arquivos em torno do espaço urbano
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1636Palabras clave:
museu, discurso, memóriaResumen
Pelo viés da Análise de Discurso, desenvolvida por Michel Pêcheux na França e pela consolidação da área a partir de Eni Orlandi no Brasil, elegemos o museu, como lugar de memória, que significa o sujeito e o espaço urbano, a partir de estudos de pesquisadores da área. Neste trabalho, problematizamos o lugar de museus na constituição de memórias e imaginários urbanos, tendo como centro o projeto desenvolvido na UNICENTRO/PR, intitulado “Museus e arquivos: lugares de memória do/no espaço urbano”.
Descargas
Citas
AYOUB, D. S. Madeira sem lei: memórias de um conflito fundiário no Paraná. 34º Encontro Anual da ANPOCS. Porto Alegre: 2010.
BERNARDIM, A. C. Colônias suábias em Guarapuava e o efeito discursivo da memória no espaço de imigração: entre a “Velha” e a “Nova” Pátria. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, 2013.
COURTINE, J.-J. Chapéu de Clementis. Observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político. Tradução de Freda Indursky. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C. L. (Org.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre: Sagra/Luzzato, 1999.
NORA, P. Entre mémoire et histoire. La problématique des lieux. In: _______. Les lieux de mémoire. v. I. Paris: Gallimard, 1984.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997 [1975].
VENTURINI, M. C. Imaginário urbano: espaço de rememoração/comemoração. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2009.