Aspectos normativos, apreciativos e explicativos em textos de formandos do curso de Letras

Autores/as

  • Orlando de Paula

Palabras clave:

linguagem, interação, discurso, normativo.

Resumen

O objetivo desta pesquisa é averiguar a concepção de linguagem que fundamenta o discurso de formandos do curso de Letras. Para tanto, baseia-se nas concepções de linguagem expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Baseia-se, também, no conceito de interacionismo dialógico, no conceito de heterogeneidade(s) enunciativa(s) e no conceito de atitudes do sujeito falante diante da língua. O material selecionado para análise corresponde a textos produzidos por alunos do curso de Letras de universidades brasileiras. De acordo com os resultados, a concepção de linguagem predominante é uma concepção de ensino de língua materna de acordo com uma perspectiva prescritivo-normativa.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Paula, O. de. (2016). Aspectos normativos, apreciativos e explicativos em textos de formandos do curso de Letras. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1531–1540. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1274

Número

Sección

Análise do Discurso