Interatividade dialógica no uso da Lousa Eletrônica

Autores/as

  • Gabriela Claudino Grande Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

lousa digital interativa, ensino dialógico, interatividade, aprendizagem de língua

Resumen

No presente trabalho, objetivamos analisar as práticas de um professor que espera desenvolver o ensino dialógico por meio de interações dentro de sala de aula com base na interatividade dialógica, ancorada pela LDI (Lousa Digital Interativa) e a internet, em aulas de língua inglesa em uma escola de língua do setor terciário, no interior do estado de São Paulo. Observou-se nas aulas analisadas que, na interação professor-aprendiz-LDI, a visão instrumentalista de interatividade, que prevê o clique do mouse ou de um botão, não necessariamente impacta decisões que são tomadas com relação aos rumos da aula e aos caminhos que seriam percorridos durante o uso da LDI. Essas decisões estão embasadas em processos de interação e diálogo que ocorrem na sala de aula, ancoradas pela LDI. Esses processos de interatividade dialógica parecem dar voz aos aprendizes em direção a um paradigma de ensino no qual os alunos passam a desempenhar papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem.  

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Publicado

2016-03-06

Cómo citar

Claudino Grande, G. (2016). Interatividade dialógica no uso da Lousa Eletrônica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 754–769. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1009

Número

Sección

Linguagem e Novas Tecnologias