Por uma leitura de textos sincréticos em avaliações de larga escala: análise semiótica do Saeb2017
Pour une lecture des textes syncrétiques dans les évaluations à grande échelle : analyse sémiotique de Saeb2017
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3353Abstract
Este artigo tece reflexões sobre concepções de leitura e de perfil de leitores na educação básica, pela análise do “Relatório Saeb 2017”. Nossa hipótese é a de que avaliações de larga escala influenciam a construção (e manutenção ou não) dessas concepções. Esse tipo de avaliação fixa uma estrutura narrativa ancorada na racionalização e centrada na competencialização, por meio do estabelecimento de uma matriz de referência para a elaboração dos testes cognitivos e de uma escala de proficiência que aponta o nível de leitura dos estudantes. Ancorados na semiótica discursiva de linha francesa, é possível tanto rever como ampliar conceitos e tratamentos dados aos textos (verbais, visuais ou sincréticos) de maneira a desenvolver as concepções citadas e contribuir com a educação básica.
Palavras-chave: leitura; leitor; avaliação; textos sincréticos; semiótica discursiva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.