Contribuições do léxico de entretenimentos infantis para a delimitação do Falar Paulista: os registros lexicais no caminho dos tropeiros
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3512Abstract
Este trabalho se propõe a discutir os resultados obtidos na tese O léxico de brinquedos e brincadeiras infantis no estado de São Paulo (Alencar, 2018) que teve como tarefa descrever o léxico dos entretenimentos infantis e contribuir para possíveis caracterizações e/ou delimitações sobre o falar paulista. A pesquisa utilizou dados coletados pelo Projeto ALiB no estado em foco. Neste estudo, discutiremos as ocorrências que foram documentadas nos pontos de inquéritos próximos ao caminho dos tropeiros, buscando identificar as denominações e caracterizar essa subárea dialetal tendo como base os pressupostos teórico-metodológicos da Dialetologia, da Geolinguística e dos Estudos do Léxico. Ademais, foi considerada para a discussão a relação entre o léxico e a história social das localidades no que se refere à documentação das denominações no espaço geográfico.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International. A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.