Análise semiótica das estratégias discursivas de planos de aula on-line

Semiotic analysis of discursive strategies of online lesson plans

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3215

Abstract

Nossa pesquisa de doutorado buscou, por meio de análises discursivas, apreender a concepção teórica e prática do professor sobre suas aulas por meio da análise de planos de aula disponíveis on-line, nos quais se encontram o planejamento das aulas, o fazer interpretativo do professor sobre documentos legais e seu fazer persuasivo sobre os alunos. Entendemos que, dessa maneira, seria possível apreender sobre a transmissão e a construção do conhecimento nas salas de aula brasileiras no início do século XXI, nosso objetivo mais amplo. As análises foram feitas utilizando-nos da teoria semiótica discursiva (FIORIN, 2002; BARROS, 2001) e tensiva (ZILBERBERG, 2011). Este artigo apresenta os resultados das análises das estratégias discursivas de pessoa, espaço e tempo e quais efeitos de sentido decorreram dessas escolhas e da relação enunciador – enunciatário constituída.
Palavras-chave: semiótica discursiva; enunciação; estratégias discursivas; semiótica e educação; planos de aula.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2022-05-31

Zitationsvorschlag

Noronha, A. C. C. (2022). Análise semiótica das estratégias discursivas de planos de aula on-line: Semiotic analysis of discursive strategies of online lesson plans. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 250–262. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3215

Ausgabe

Rubrik

Artigos