O gênero proposta de redação e o ato responsivo nas temáticas redacionais do ENEM: diálogo e discurso na proposta de redação
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2872Schlagworte:
ato responsivo, gênero proposta de redação, redação do ENEM, dialogismo.Abstract
O presente artigo tem como objetivo demonstrar, por meio de duas propostas de redação do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, dos anos de 2011 e 2018, as relações dialógicas que se estabelecem entre as propostas e os contextos histórico, social e cultural, em momentos distintos. A pesquisa demonstrou que, embora os exames tenham uma intercorrência temporal de quase uma década, ambas se dão sob impacto relevante da internet. Todavia, a primeira ocorre sob a euforia do novo, enquanto a segunda, com forte influência da manipulação resultante do controle de dados. Sobre esses aspectos são os candidatos desafiados à reflexão e à tomada de posição a respeito do tema.
Downloads
Literaturhinweise
ADORNO, T. W. Sociologia. Organização de Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 1986.
ANDRADE, G. O que é Orkut. Disponível em: https://www.infoescola.com/informatica/o-que-e-orkut/.Acesso em: 30 set. 2020.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, M. O problema do autor. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003a. p. 173-192.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003b. p. 261-306.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.