Interdiscurso, cenografia, ethos de professor no campo midiático

Autor/innen

  • Maria Silvia Olivi Louzada

Schlagworte:

interdiscurso, cenografia, ethos de professor.

Abstract

Na perspectiva da Análise do Discurso, tomam-se como referenciais teóricos os textos de Dominique Maingueneau sobre interdiscurso, cenografia, ethos. O objeto de análise são os textos e discursos veiculados pela mídia impressa brasileira a propósito do sistema de avaliação por mérito dos professores do ensino fundamental e médio proposto pela Secretaria de Estadual de Educação de São Paulo, em 2009-2010. Nos corpora que são analisados neste trabalho, as
cenografias instituem discursos que polemizam, que vêm de variados segmentos sociais e que colocam em destaque tanto um ethos pré-discursivo de saber docente, referendado pelo interdiscurso e que remete aos discursos preexistentes sobre o que caracteriza tradicionalmente um professor competente, como um ethos discursivo de não-saber docente.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2016-04-04

Zitationsvorschlag

Louzada, M. S. O. (2016). Interdiscurso, cenografia, ethos de professor no campo midiático. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1496–1508. Abgerufen von https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1270

Ausgabe

Rubrik

Análise do Discurso