Metáforas e analogias: a construção da argumentação nas redações mais bem avaliadas da Fuvest 2013

Autor/innen

  • Aline Pereira de Souza Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São Paulo, Brasil

Schlagworte:

argumentação, dissertação-argumentativa, metáfora, linguística cognitiva

Abstract

No Brasil, dentre as provas de acesso às universidades públicas de excelência, há a proposição de uma redação do gênero dissertativo-argumentativo, cuja nota tem tido cada vez mais peso na soma da nota final do candidato. São as redações disponibilizadas pela Fuvest em seu site, como exemplos das melhores redações do exame para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2013, que compõem o corpus desse artigo. Tais textos, em sua maioria, apresentam, em sua composição, a utilização de metáforas e analogias. Com base nas teorias da Metáfora Conceptual e dos Esquemas de Imagem, objetivamos analisá-los à luz das reflexões propostas pela Linguística Cognitiva e entender em que medida tais usos fi zeram com que esses textos pudessem ocupar a posição que lhes foi atribuída – a de melhores redações de um exame de proporções gigantescas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ABREU, A. S. Linguística Cognitiva: uma visão geral e aplicada. São Paulo: Ateliê, 2010.

EVANS, V.; GREEN, M. Cognitive Linguistics: an introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers London, 2006.

FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The Way We Think: Conceptual Blending and the Mind’s Hidden Complexities. New York: Basic Books, 2002.

GIBBS Jr., R. W.; STEEN, G. J. Metaphor in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1999.

GRADY, J. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. Tese (Doutorado em Linguística) – University of California, Berkeley, 1997.

HOFSTADTER, D.; SANDER, E. Surfaces and essences. Analogy as fuel and fi re of thinking. New York: Basic Books, 2013.

KOCH, I. G. V. Ler e compreender: os sentidos do texto. Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: Contexto, 2006.

KÖVECSES, Z. Metaphor: A Practical Introduction. New York: Oxford University Press, 2002.

JOHNSON, M. The Body in the Mind: The Bodily Basis of Meaning, Imagination and Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors We Live By. Chicago: Chicago University Press, 1980.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999.

TURNER, M. The literary mind. New York: Oxford University Press, 1996.

TURNER, M. Conceptual integration. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics. New York: Oxford University Press, 2007.

TURNER, M. The origin of ideas: blending, creativity and the human spark, Oxford: Oxford University Press, 2014.

WILSON, R.A.; KEIL, F. C. The MIT Encyclopedia of the Cognitive Sciences. MIT Press: Massachusetts, 1999.

Veröffentlicht

2016-03-11

Zitationsvorschlag

Pereira de Souza, A. (2016). Metáforas e analogias: a construção da argumentação nas redações mais bem avaliadas da Fuvest 2013. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1346–1359. Abgerufen von https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1061

Ausgabe

Rubrik

Retórica e Estilística