Considerações sobre o funcionamento da fórmula discursiva “cultura de paz” no mercado editorial brasileiro

Autor/innen

  • Helena Boschi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Schlagworte:

Cultura De Paz, Fórmula Discursiva, Mercado Editorial Brasileiro

Abstract

Neste artigo, nos propomos a analisar discursivamente o mercado editorial brasileiro no que diz respeito a publicações que têm “cultura de paz” como objeto principal, sintagma que consideramos funcionar como fórmula discursiva segundo os parâmetros estabelecidos por Krieg-Planque (2010). Postas em circulação como objetos técnicos específicos – cartilhas, livros teóricos, coletâneas, etc. –, essas obras colaboram para a instauração e a difusão dessa fórmula nos discursos institucionais como agente de apagamento da conflitualidade, notadamente por meio de seu funcionamento como referente social no espaço público e, como consequência, argumento legitimador de práticas institucionais variadas.

 

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Veröffentlicht

2016-03-11

Zitationsvorschlag

Boschi, H. (2016). Considerações sobre o funcionamento da fórmula discursiva “cultura de paz” no mercado editorial brasileiro. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1075–1086. Abgerufen von https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1039

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Rubrik

Análise do Discurso